Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

SUL DO ESTADO LANÇA NOVA ROTA TURÍSTICA RELIGIOSA NA SERRA DA MANTIQUEIRA DURANTE A TRAVEL NEXT MINAS

Minas Gerais ganhou uma nova rota turística religiosa durante a feira Travel Next Minas.

É o Caminho da Agonia, trajeto com pouco mais de 60 quilômetros passando por Cristina, Maria da Fé, Pedralva e Itajubá, e combina fé, reflexão, caminhadas e cicloturismo, com forte ligação à natureza e à tradição religiosa.  O ponto final é o Santuário de Nossa Senhora da Agonia, em Itajubá. 

A iniciativa é resultado da parceria entre Sebrae Minas e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, que realizou o projeto de estrutura da sinalização, pontos de apoio e capacitação de empreendedores locais, oferecendo experiências gastronômicas, com azeites, cafés, queijos e doces da região.

A rota foi desenvolvida nos últimos anos com foco na sustentabilidade e na padronização de serviços, contemplando sinalização adequada, qualificação de empreendedores, organização de pontos de apoio e incentivo à comercialização de produtos e serviços de base comunitária. O nome Caminho da Agonia se refere ao período de sofrimento e oração de Jesus no Getsêmani, antes de sua crucificação, e ao Santuário de Nossa Senhora da Agonia, em Itajubá, onde encerra o percurso.  

O Sul de Minas já conta com outras rotas religiosas como o “Caminho da Fé”, “Caminho de Aparecida”, o “Caminho de Nhá Chica”, o “Caminho de Padre Victor” e o “Caminho da Luz”.

O “Caminho da Fé” é uma das rotas mais conhecidas, com origem em São João da Boa Vista (SP) e passagem por diversas cidades mineiras, como Andradas, Crisólia, Tocos do Mogi, Inconfidentes, Borda da Mata, Ouro Fino, Estiva, Consolação, Paraisópolis e Brazópolis.

O “Caminho de Aparecida” possui vários ramais, sendo que o principal tem início em Alfenas e segue por 282 quilômetros até o Santuário de Aparecida, passando por cidades como Santa Rita do Sapucaí, Brazópolis, Itajubá.

Já o “Caminho de Nhá Chica” celebra a vida e a obra da beata Francisca Paula de Jesus, conhecida como Nhá Chica, com foco em Baependi e outras cidades onde ela viveu e realizou milagres.

O “Caminho de Padre Victor” homenageia o beato Padre Victor, com passagens por Três Pontas e outras localidades onde ele atuou. Já o “Caminho da Luz” incentiva o contato com a natureza e a espiritualidade, com foco em cidades como Gonçalves e outras da região da Mantiqueira.

Da redação, Weber Gomes.

Deixe seu comentário: