Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Chuvas intensas provocam alagamentos, deslizamentos e resgates no Sul de Minas

Fortes chuvas entre a noite de sábado e a madrugada de domingo causaram alagamentos, deslizamentos, quedas de árvores e prejuízos em cidades do Sul de Minas. As ocorrências mobilizaram equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, concessionárias de energia e de rodovias. 

As cidades de Elói Mendes, Itajubá, Machado, Pouso Alegre, São Sebastião da Bela Vista e Santa Rita do Sapucaí registram transtornos.

Em Elói Mendes, o volume de chuva chegou a 103,4 milímetros, segundo dados do sistema de monitoramento da UHE Furnas, Rio Verde. A Estação de Tratamento de Água foi inundada e um poste caiu nas proximidades, exigindo a atuação da Cemig. Na Rua Dona Coty, entre os bairros São Cristóvão e Nossa Senhora Aparecida, um carro ficou submerso após o transbordamento de um lago. No Jardim das Oliveiras, parte de uma via cedeu devido ao solo encharcado. A enxurrada também atingiu o muro da Unidade de Saúde Padre Cláudio. Uma casa em processo de demolição desmoronou e houve deslizamentos em outras duas residências, sem registro de feridos.

Na zona rural de Elói Mendes, 27 pessoas, entre crianças, adultos e idosos, além de animais de estimação, foram resgatadas após ficarem ilhadas na comunidade Aquenta Sol. O nível da água ficou cerca de um metro acima do normal. A Defesa Civil informou que o município aguarda a entrega de cinco pluviômetros solicitados em dezembro para reforçar o monitoramento e a emissão de alertas. Os principais cursos d’água, Ribeirão Anhumas, Zé Pereira e Ribeirão Riça-Pocaí, permanecem dentro da calha. No entorno do trevo da cidade, a concessionária EPR realizou limpeza para liberação total da rodovia, com tráfego normal e sinalização mantida.

Em Pouso Alegre, um temporal no fim da tarde de sábado provocou alagamentos em vias públicas, queda de árvores e o arraste de um veículo pela enxurrada. Foram registrados cerca de 29 milímetros de chuva em menos de uma hora, além de ventos fortes por aproximadamente uma hora e meia. A Defesa Civil contabilizou 40 árvores caídas, sendo 35 na zona rural e cinco na área urbana. Houve transbordamento do Rio Sapucaí, que alagou ranchos em áreas ribeirinhas.

Em Itajubá, a chuva causou alagamentos pontuais e quedas de árvores, com monitoramento dos níveis dos cursos d’água pela Defesa Civil. Não houve registro de vítimas.

Em São Sebastião da Bela Vista, o temporal causou desmoronamento de terra e queda de árvore na estrada que liga os municípios de Santa Rita do Sapucaí (MG) à São Sebastião da Bela Vista (MG). A via de acesso à rampa de voo livre, popular Três Torres, está interditada para o trânsito de pedestres e veículos devido ao risco de desmoronamento de terra.

Já em Santa Rita do Sapucaí, houve relatos de bairros atingidos por alagamentos, mas a Defesa Civil informou que, apesar dos transtornos, não foram registrados desalojados, desabrigados ou feridos.

Da redação, Weber Gomes.

Deixe seu comentário: