Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Carnaval em Minas tem 250 foragidos presos; 62 capturas ocorreram com uso de reconhecimento facial

A Polícia Militar de Minas Gerais prendeu 250 foragidos da Justiça durante o Carnaval no estado, entre sexta-feira (13) e terça-feira (17). Desse total, 62 capturas ocorreram com auxílio de tecnologia de reconhecimento facial integrada ao sistema de monitoramento.

Neste ano, a corporação empregou cerca de 350 drones para reforçar a vigilância em diferentes cidades. Somente na capital mineira, foram utilizados 80 equipamentos com tecnologia embarcada de identificação biométrica. 

Segundo a Polícia Militar, o sistema é direcionado exclusivamente à localização de pessoas com mandado de prisão em aberto, sem aplicação para monitoramento genérico de foliões.

A estratégia faz parte do esquema especial de segurança montado para o período de maior circulação de pessoas nas cidades mineiras, especialmente na capital, que concentra grande número de blocos de rua e eventos públicos.

Durante a operação, a PM também reforçou ações de enfrentamento à importunação sexual. A estrutura incluiu a chamada “Cabine Rosa”, espaço destinado ao acolhimento e registro de denúncias, além de campanhas de conscientização. 

De acordo com a corporação, houve aumento no acionamento das equipes por parte de foliões que presenciaram situações de abuso.

Conforme a PM, a atuação envolveu ainda articulação prévia com organizadores de blocos e produtores de eventos, com planejamento iniciado meses antes do Carnaval. O objetivo foi ampliar a prevenção de crimes e acelerar respostas operacionais em áreas de grande concentração de público.

Da redação, Weber Gomes.

Deixe seu comentário: