Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Minas Gerais registra quase 80 mil novas empresas em 2025

Minas Gerais alcançou 87.913 novas empresas abertas entre janeiro e setembro de 2025, um aumento de 17,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram registrados 74.536 novos negócios. Os dados são da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG). Apenas em setembro, foram 9.255 novas formalizações — uma média superior a 300 por dia.

O avanço reflete o fortalecimento do ambiente empreendedor no estado e a eficácia das políticas públicas voltadas à desburocratização e simplificação dos processos de abertura de empresas, como o programa Minas Livre Para Crescer (MLPC). A iniciativa estimula os municípios a adotarem práticas alinhadas à Lei da Liberdade Econômica, por meio de ferramentas como o Novo Decreto Estadual de Liberdade Econômica e o canal Simplifique Minas, voltado à redução de entraves burocráticos.

Outro fator que contribuiu para o resultado é a aprovação tácita para registros de armazéns, implementada pela Jucemg. O mecanismo garante a liberação automática de solicitações de abertura de empresas caso os prazos legais não sejam cumpridos, aumentando a agilidade nos processos.

O setor de serviços lidera as novas aberturas em 2025, com 65.377 empresas formalizadas — alta de 20,6% em relação aos nove primeiros meses de 2024. Em seguida, aparecem o comércio, com 18.515 registros (crescimento de 10,8%), e a indústria, com 4.020 novos negócios (alta de 10,7%).

Em setembro, o destaque foi o setor industrial, que cresceu 17,8% frente ao mesmo mês do ano passado, seguido pelos serviços (9,7%). O comércio apresentou leve retração de 1,8% no período.

De janeiro a setembro, foram registradas 66.501 extinções empresariais, aumento de 46,6% em relação ao mesmo período de 2024. Somente em setembro, 6.448 empresas encerraram as atividades — alta de 52,7% frente ao ano anterior.

Mesmo com o aumento no número de encerramentos, o saldo geral de 21.412 novos empreendimentos ativos mantém o estado em trajetória de expansão.

O levantamento da Jucemg inclui empresas de todos os portes, com exceção dos Microempreendedores Individuais (MEIs), cujas formalizações são registradas diretamente no Portal do Empreendedor do Governo Federal.

Da redação, Weber Gomes.

Deixe seu comentário: