Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

3 Dicas que vão ajudar na convivência com pessoas invejosas…

Passamos a maior parte de nossos dias no trabalho. E isso resulta em conviver com pessoas das mais diversas personalidades, jeitos e gostos. Se o ambiente pode ser um local para conhecer pessoas que admiram nosso profissionalismo, ele é também um lugar, assim como todos os outros, que não está imune à pessoas invejosas.

Justamente por ser um ambiente profissional, encontrar um meio saudável e seguro para conviver com este perfil de pessoas no trabalho é a melhor alternativa. Mas, o que é a inveja, afinal? É o desejo de ter algo que pertence à outra pessoa, seja uma conquista, um bem material ou algo realizado pelo outro. A inveja é fruto do sentimento de inferioridade que o invejoso possui e isso faz com que ele sinta desgosto diante das conquistas alheias. O desejo de ter o que o outro tem é, na verdade, a vontade de tomar algo que deixa o outro feliz, pois o invejoso não acredita que conseguirá ter o mesmo.

No ambiente de trabalho é comum se deparar com colegas invejosos quando um colaborador é elogiado pelo gestor, ou promovido para um cargo de chefia. Estas são algumas das muitas situações que podem despertar a inveja do colega. E como lidar com pessoas invejosas no trabalho? Trouxe algumas dicas que podem te ajudar neste processo. Acompanhe-me e confira:

Características de pessoas invejosas

Antes de partirmos direto para as dicas de como lidar com este tipo de pessoa no ambiente de trabalho, acredito ser importante sabermos identificar de fato quando existe um indivíduo invejoso ao nosso redor, para que assim possamos tomar as providências que acharmos necessárias.

Foca sempre no negativo

A pessoa que sente inveja das demais ao seu redor, ela sempre está focada no negativo e em colocar todos para baixo. Ou seja, quando você conta algo muito bom que lhe aconteceu para ela, geralmente a resposta é sempre negativa, falando que você pode em breve perder o que conquistou, que nada dura para sempre, entre outras palavras direcionadas para te deixar com a autoestima baixa.

Vive se metendo na vida alheia

Como trata-se de um indivíduo que é insatisfeito com os rumos de sua própria vida, o invejoso vive focado em especular o que acontece na vida daqueles ao seu redor, para ter fofocas a espalhar no ambiente de trabalho.

É preciso ter bastante cuidado, pois pessoas assim, ficam muito focadas na vida dos outros, pois podem ter algo a esconder sobre si.

São autocentradas

Tudo gira e tem que girar em torno delas. É muito difícil que aceitem que outras pessoas tenham coisas melhores do que as suas, o que geralmente faz com que elas vivam disparando frases como: “Meu emprego é melhor do que o seu”, entre outras neste sentido.

Trata-se de uma necessidade constante de autoafirmação, para que assim tenham a sensação de que estão sendo superior aos demais à sua volta.

Torcem para que o outro não se dê bem

É até difícil chegar a esta conclusão e acreditar que existam pessoas que torcem realmente para que as outras não se deem bem na vida. Mas, infelizmente, quando o assunto são pessoas invejosas, pode ter certeza que elas ficam à espreita, apenas esperando para disparar a famosa frase “Eu te avisei!”.

É uma pessoa tóxica

Como estão o tempo todo arquitetando maneiras de criar brigas e intrigas, os ambientes pelos quais essas pessoas transitam costumam ser bem carregados de energia negativa, uma vez que esse comportamento tóxico causa esta sensação em todos que lhe rodeiam.

Dicas para lidar com pessoas invejosas no trabalho

Agora que já conhecemos algumas das principais características das pessoas invejosas, é importante que saibamos como lidar com elas, para que assim possamos também ajudá-las em seu próprio processo evolutivo, mostrando-lhes que o caminho da inveja definitivamente não é o melhor a ser tomado na vida.

Confira as dicas a seguir:

Mantenha o bom relacionamento com os colegas

É importante que você continue com o bom relacionamento que tem com os colegas, mesmo com os invejosos. Ser gentil e prestativo serão qualidades aliadas diante de possíveis fofocas e comentários maldosos que possam surgir dos indivíduos que têm inveja do que você faz e do profissional que você é.

Convide-o para uma conversa

Outra atitude positiva que você pode ter diante de tanta negatividade, é convidar o seu colega invejoso para uma conversa. Neste papo, é importante que você seja franco e fale sobre o quanto o comportamento dele tem impactado negativamente o ambiente, bem como as relações que ele precisa estabelecer para ter uma vida profissional saudável.

Acredito que esta seja uma das dicas mais importante de todas as que vou compartilhar, pois muitas vezes, a pessoa que é invejosa nem percebe que o é. A partir disso, quando você tem esse papo sincero, ela pode abrir os olhos e mudar a sua forma de agir diante das pessoas que lhe rodeiam.

Comunique seus gestores

Se após a conversa sincera que vocês tiveram o comportamento do seu colega continuar o mesmo, e caso a inveja deste colaborador cause problemas e situações desagradáveis, é importante que o seu gestor seja notificado sobre o caso para que ele tome as medidas necessárias para solucionar a questão.

Seja mais discreto

Evite falar sobre sua vida pessoal quando o colega invejoso estiver por perto. Evite também falar sobre suas conquistas profissionais perto dele, pois isso te poupará de eventuais desgastes com esta pessoa.

Afaste-se

E se mesmo depois de colocar em prática todas estas dicas, de se colocar à disposição para ajudá-lo em seu processo de mudanças e melhorias contínuas, o seu colega permanecer do mesmo jeito, acredito que seja importante você se afastar um pouco, até mesmo para se autopreservar.

Não estou dizendo para ignorá-lo por completo, uma vez que é preciso que vocês mantenham a relação profissional no ambiente de trabalho. O que quero dizer é para você se ater apenas ao que for estritamente necessário quando tiver de manter contato com a pessoa invejoso. Isso vai fazer com que se preserve, sem desrespeitar ninguém.

E você, tem dicas para compartilhar conosco? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe em suas redes sociais

Fonte: IBC (texto copiado na íntegra)

Deixe seu comentário:

Últimas noticias

Peça sua música

Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Clique aqui e faça o seu Pedido de Música

Menu

Curta a Nova no Facebook

Nossas Redes

RÁDIO D2FM