Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

15 Benefícios do Ovo de Codorna – Para Que Serve e Propriedades.

1. Melhorar a visão

A enorme quantidade de vitamina A presente no ovo de codorna ajuda a proteger a visão devido às propriedades antioxidantes da vitamina, que podem ajudar a reduzir problemas como a degeneração macular (que envolve a mácula, local do olho próximo à retina) e a prevenir o desenvolvimento da catarata, ajudando a melhorar a visão.

2. Equilibrar os níveis de colesterol

Existem muitos ácidos graxos benéficos presentes no ovo de codorna, que ajudam na saúde do coração através do controle do colesterol. O colesterol do tipo HDL (colesterol bom), por exemplo, está presente em mais de 60% da gordura encontrada no ovo de codorna.

Apesar de apresentar altos níveis de gordura saudável e dos grandes benefícios do ovo de codorna para a saúde, é importante tomar cuidado se você já tem problemas de colesterol, pois a adição de grandes quantidades de ovo de codorna na dieta pode causar problemas devido ao seu percentual de gordura saturada.

3. Estimular o crescimento

Da mesma forma que os ovos de galinha comuns, os ovos de codorna também fornecem altas quantidades de proteína à dieta. A proteína é o principal constituinte do corpo e essencial em processos de desenvolvimento.

Assim, essas proteínas presentes no ovo são usadas por nosso organismo para compor constituintes importantes como nossas células, tecidos, músculos, ossos e vasos sanguíneos. Principalmente nas crianças, a lisina presente no ovo desempenha um papel importante no desenvolvimento dos ossos. Assim, a proteína presente nos ovos pode estimular um crescimento saudável e natural do corpo.

4. Reduzir a pressão arterial

O potássio presente nos ovos de codorna apresenta alta capacidade de promover a redução da pressão arterial. Este mineral atua como um dilatador nos vasos, o que acaba auxiliando no alívio da tensão e do estresse causado nas artérias e vasos sanguíneos quando a pessoa tem pressão arterial elevada.

É importante ressaltar que a quantidade de potássio em ovos de codorna é maior do que em ovos de galinha. Além do potássio, o ácido graxo como o ácido docosahexaenóico pode ajudar a regular a pressão sanguínea no organismo e reduzir o risco de doenças cardíacas. A presença de vitamina E também pode sustentar esses benefícios do ovo de codorna.

5. Limpar o organismo

A desintoxicação do organismo é muito importante, já que hoje estamos expostos a um ambiente insalubre com muita poluição na água e no ar devido à presença de toxinas, poluentes e metais pesados, por exemplo.

Há estudos na literatura científica que indicam que, ao adicionar ovos de codorna na dieta, é possível eliminar toxinas presentes na corrente sanguínea. Isso porque os aminoácidos do ovo de codorna são capazes de se ligar à toxina e liberar essas substâncias do organismo. Há indícios também de que eles ajudam a diminuir o tamanho de pedras na bexiga e nos rins.

6. Prevenir doenças crônicas

Os antioxidantes como as vitaminas C e A presentes no ovo de codorna ajudam a neutralizar os radicais livres e proteger a saúde em geral.

Os antioxidantes são substâncias cruciais na saúde humana, já que combatem constantemente os radicais livres que causam diversas doenças crônicas e são potenciais causadores de câncer. Assim, a adição de ovos de codorna à dieta pode ajudar então a evitar essas doenças devido ao seu poder antioxidantes.

Também há estudos científicos que relatam que a presença do aminoácido leucina no ovo de codorna pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue e manter a insulina em níveis adequados, o que o torna um ótimo alimento para prevenir e tratar a diabetes, uma doença crônica que afeta milhões de brasileiros.

7. Tratar alergias

Ovos de codorna são ricos em uma proteína chamada de ovomucóide. Essa proteína atua no organismo como um antialérgico natural. Assim, se você está passando por algum sintoma de reação alérgica como congestão nasal sem motivo, por exemplo, pode usufruir desses benefícios do ovo de codorna.

8. Melhorar o metabolismo

As vitaminas do complexo B presentes no ovo de codorna resultam em atividade metabólica reforçada no corpo inteiro, inclusive a função hormonal e enzimática, que têm grande impacto no funcionamento do nosso metabolismo. Diversas enzimas metabólicas, por exemplo, são “alimentadas” pelas vitaminas B6 e B12, desempenhando papéis cruciais na produção de energia.

9. Aumentar a energia

Minerais e micronutrientes presentes nos ovos de codorna, assim como a grande quantidade de proteínas, os tornam uma boa fonte de energia e de bom humor. Especialmente pela manhã, um café da manhã rico em proteínas e nutrientes é altamente recomendado para aqueles que se sentem dependentes de cafeína ou de outra substância estimulante para regular seus níveis de energia pela manhã.

Como dá bastante energia, há benefícios do ovo de codorna também para melhorar a performance em um treino de força, por exemplo.

10. Melhorar a função cerebral

Os aminoácidos presentes no ovo de codorna e o alto nível protéico ajudam a estimular a função cerebral e nutrir o sistema nervoso no cérebro para que ele mantenha seu bom funcionamento. Cada porção de 5 ovos oferece 119 mg de colina e 244 unidades internacionais de vitamina A, que são substâncias importantes para a saúde das membranas celulares do cérebro. Essas substâncias protegem as células cerebrais contra danos e são capazes também de reparar danos.

11. Evitar anemia

Estudos indicam que pessoas que consomem ovos de codorna regularmente tendem a ter menor risco de desenvolver anemia. Isso ocorre porque eles contêm ferro, que pode ajudar na formação de glóbulos vermelhos e prevenir a anemia.

Já os aminoácidos presentes no ovo de codorna também podem aumentar o nível de hemoglobina no interior das células vermelhas no sangue. A importância disso está no papel da hemoglobina no organismo que atuam no transporte de oxigênio e nutrientes para todas as partes do corpo.

12. Fortalecer o sistema imunológico

A presença de aminoácidos como a lisina pode trazer benefícios do ovo de codorna como o de promover a produção de anticorpos e apoiar a resposta do sistema imunológico. Ovos de codorna apresentam muitos aminoácidos e nutrientes que ajudam a melhorar o sistema imunológico e auxiliam numa recuperação mais rápida em geral.

13. Manter saúde da pele e do cabelo

Os ovos de codrona são uma excelente fonte de proteína e a lisina, um aminoácido que pode promover a produção de colágeno no corpo.

O colágeno é uma proteína essencial para manter a beleza e saúde da pele, evitando flacidez e rugas, por exemplo. Além disso, os aminoácidos presentes no ovo de codorna são ótimos para promover a saúde do cabelo e trazer benefícios como nutrição e crescimento saudável.

14. Ganhar massa magra

Assim como é bom para a performance nos treinos, o ovo de codorna também é bom para os músculos. O alto teor de proteína pode trazer benefícios do ovo de codorna para construir músculos. Dessa forma, ele também pode ser adotado na dieta de quem busca a hipertrofia dos músculos como uma fonte saudável de proteínas junto com um plano de exercícios adequado ao seu objetivo.

15. Perda de peso

Ao contrário do que muitos pensam, o teor de gordura presente no ovo de codorna não engorda, já que se tratam de gorduras boas que são aproveitadas pelo organismo de forma saudável. Quando em um plano de alimentação saudável, os ovos podem ajudar a emagrecer, já que são ricos também em proteínas, que ajudam na manutenção da massa magra.

 

Deixe seu comentário:

Peça sua música

Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Clique aqui e faça o seu Pedido de Música

Menu

Curta a Nova no Facebook

Nossas Redes

RÁDIO D2FM